Tuesday, March 20, 2007

definitivamente antenada



Quem acompanha esse blog há mais tempo deve se lembrar de uns franceses que conheci ano passado, artistas e que trabalham com instalações baseadas em projeções. Eu mesma só tinha visto o trabalho deles pelo DVD que carregam e, posteriormente no site deles. E já tinha achado bárbaro.
E qual não é minha surpresa ontem quendo me ligam dizendo que estão no Brasil, expondo e me convidando para o opening (gente, descobri que usar palavras em inglês ainda - que coisa cafona - dá status!).
Claro que aceitei na mesma hora e lá estava eu, ontem, no espaço Oi Futuro para a abertura do File, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que está em sua segunda edição no Rio de Janeiro, de 20 de março a 24 de abril de 2007, de terça a domingo, das 11h às 20h.
A programação ocupa todo o espaço do Oi Futuro, inclusive o teatro, que recebe exposição e palestras. A do Electronic Shadow (esses meus amigos) será na quinta às 17h30 (Preciso descobrir um jeito de dar um perdido no trabalho).
A obra deles está no primeiro andar e não passa desapercebida. É essa piscina que está na foto, onde, através de uma única projeção são gerados vários ambientes e praticamente narrada a rotina da personagem. Podemos interaragir nos posicionando num tapete, que faz surgir a imagem de um homem que passa a ocupar o mesmo espaço da mulher, sem no entanto interferir nesta rotina. Como uma lembrança apenas. Enquanto estamos nesse tapete, podemos acompanhar o que acontece por um espelho, vendo a instalação por uma outra dimensão. Pode parecer difícil de entender, mas vivenciar é genial!
O File ainda terá uma festa sexta, a Hipersônica que será no MAM, gratuita, mas precisa ter convite. Quem distribui eu não sei, mas eles estão por aí no mundinho. Já ganhei o meu. Prova definitiva de que, claro, como eu sempre soube, sou absolutamente antenada!

2 comments:

Anonymous said...

E ai... legal o File neh, eu devo estar indo por la esses dias e ver o que ainda esta rolando, eh do lado do meu trabalho... tudo a ver com a YDreams... (viu, alguem le o blog)

Angelica said...

Nossa! Que surpresa! Alguém mesmo lê o blog! Fiquei feliz!! Tem tudo a ver sim e é muito legal. Queria ter ido na Hipersônica, mas o Roger Waters ganhou!! Que, aliás, também foi bárbaro. Demais o painel de led do cara. Que bom te ver por aqui! Volte sempre!! Bjs