Monday, February 12, 2007

dica cinematografica

Que mulher nunca sonhou em se tornar princesa? Quando Diana casou com o príncipe Charles, esse sonho pareceu mais palpável para boa parte das meninas inglesas. Aí começava o fascínio pela princesa, que levou a sua morte.

A Rainha, de Stephen Frears, mostra o outro lado da história, como era difícil ser sogra de Diana. Ter que conviver com alguém que te confronta, desafia teus valores diariamente.

Como deve ter sido difícil para a Rainha Elizabeth se curvar diante da popularidade da princesa de Gales e fazer um discurso enaltecendo sua vida e lamentando sua morte. Como deve ser difícil uma pessoa manter os sentimentos sempre para si, nunca extravasar as emoções, pois é assim que a rainha acredita que deve agir. Essa é a conduta adequada a uma rainha.

Graças ao ótimo desempenho de Helen Mirren e ao roteiro, nós, plebeus, somos capazes de comprar essa versão de que a rainha não é tão fria, que ela simplesmente não conhece outra forma de se comportar. É possível identificar afeto naquela figura tão gelada.

A história e Mirren já valem o ingresso, mas não deixem de reparar nos atores que interpretam Tony Blair e sua mulher Cherie, aliás, não deixem de reparar em todos os atores e nos diálogos. Bom filme!

No comments: