Thursday, February 08, 2007

drops culturais

Meninos e meninas,
por livre e espontânea pressão, escrevo aqui uma pequena dica: vejam Dias de Glória, de Rachid Bouchareb. O filme estreou semana passada mas não foi bem de bilheteria e, a partir de amanhã, só vai passar no Instituto Moreira Salles - mas a sala de lá é legal e só o lugar já vale a visita, com um filme bom em cartaz, melhor ainda.

Dias de Glória é um filme sobre a Segunda Guerra com uma abordagem absolutamente original. A guerra sob o ponto de vista dos soldados das colônias francesas na África do Norte (Argélia, Marrocos e Tunísia) que lutaram para defender a pátria-mãe, que nem sequer conheciam e sem receber qualquer reconhecimento.

Em tempos de xenofobia e crescimento da popularidade de líderes como Le Pen, acho que é um filme extremamente relevante, além de ser interessante e bem feito. Dias de Glória está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela Argélia e foi um fenômeno de público na França, mais de três milhões de espectadores.

*****

Vejam também Babel, de Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos). O filme é um soco no estômago, mas é excelente e mostra dramas muito próximos dos nossos.

No comments: