Friday, September 08, 2006

cineminha

Obrigado por Fumar
Depois escrevo a crítica, por hora, vai a dica:
NÃO PERCAM ESSE FILME!!!!

Atualizando o post:
Não dá pra competir com o texto do João Ximenes Braga, então, aí vai o texto dele sobre esse filme - publicado no blog do Globo Online (http://oglobo.globo.com/blogs/ximenes/).

"Obrigado por pensar

Taí, descobri meu filme favorito dos últimos tempos: "Obrigado por fumar", de Jason Reitman (em cartaz na cidade). Não tem a ver com o fato de eu ser um fumante inveterado (ok, tem um pouco), até porque essa comédia satírica, cínica até a última gota de fel, está mui longe de ser confortável para um fumante.

Baseado em livro homônimo de Christopher Bucley, o filme gira em torno de Nick Naylor, principal lobista da indústria do fumo nos EUA (na ficção). Nem o protagonista nem seus antagonistas têm muita chance. Sem aderir ao discurso da indústria de tabaco nem ao da brigada antifumo, o filme relativiza ambos os lados e se ocupa dos meandros da disputa. O momento mais brilhante é aquele em que o protagonista explica para seu filho de 12 anos de que se trata o seu trabalho. Ambos estão discutindo o que é melhor, se o sorvete de chocolate ou o de baunilha. Ao que o moleque provoca: "Mas você não me provou que o de baunilha é melhor". E o pai responde: "Não importa. Se você argumentar bem, você está sempre certo". E esse é o tema do filme. Mais que uma sátira ao mundo da política, mais que uma discussão sobre liberdades individuais no mundo contemporâneo, mais que um retrato do cinismo das grandes corporações, das ONGs e da política, "Obrigado por fumar" é um filme sobre o ato de discutir idéias, a impossibilidade do consenso, a relatividade do certo e errado, a falibilidade das crenças pessoais e do senso comum.

Tá certo. Vocês adivinharam. Eu gostei tanto do filme porque foi uma catarse da canseira que sinto em ano eleitoral."

No comments: