Friday, September 22, 2006

festival do rio

Dicas do Pedro Butcher, que sabe tudo de cinema:

DIÁRIO DE PERLOV
Não conheço, mas dizem que é uma das melhores coisas do festival. É um cineasta brasileiro que foi viver em Israel nos anos 70 e foi um dos primeiros a fazer os "diários" audiovisuais, ou seja, a filmar, em primeira pessoa, sua vida e suas impressões. É pouco conhecido mas Influenciou gente pra chuchu, inclusive Amos Gitai. Os filmes estão divididos em seis capítilos e passam em duplas (1 e 2, 3 e 4, 5 e 6) no Centro Cultural da Justiça Federal e Estação Botafogo 3.


EXPECTATIVA
12:08 Leste de Bucareste: primeiro filme de um cineasta romeno. a cinematografia do leste europeu está em ascensão (alguém viu a morte do senhor lazarescu no ano passado?). ganhou a câmera d'or em Cannes esse ano e foi muito, muito elogiado.

Man Push Cart: Não conheço também, mas as referências são boas. É devagar (lento), mas parece que bom mesmo.

A terra abandonada: Esse ganhou a Camera d'or em Cannes no ano passado.

Tudo o que você queria saber sobre Bob Wilson: pra quem gosta de teatro.

FOCO CANADÁ
C.R.A.Z.Y. Bem simpático


MIDNIGHT MOVIES
The Host: Filme de terror coreano. Elogiadíssimo na Quinzena dos Realizadores em Cannes, bateu recorde de público na Coréia, com mais de 12 milhões de espectadores. VAI ESTREAR (sem data, mas vai)

Irmão padre, irmã puta: Outro sucesso da Quinzena. Mistura animação no estilo "anime" japonês com cenas com atores.

O livro dos recordes de Shutka: não conheço, mas achei a sinopse curiosa.


JODOROWSKI
Diretor mexicano de filmes de fantasia, parece que muito bons. 


PANORAMA
Bamako: Simulação de um julgamento contra as instituições financeiras responsáveis pelo endividamento da África (é do mesmo diretor de "Waiting for Happiness", que foi o representante africano daquela série da passagem para o ano 2000.

Clerks 2: Para quem gosta de "O balconista"

O crocodilo: Nem gosto tanto, mas Nanni Moretti sempre vale a pena. VAI ESTREAR EM NOVEMBRO.

Dália Negra: Brian de Palma. Parece um filme policial noir, glamouroso, charmoso, etc, mas na verdade é pesadíssimo, está mais para expressionismo alemão. ESTRÉIA NO DIA 6 DE OUTUBRO.

Dias de glória: Filme bem curioso sobre os africanos das colônias francesas que foram lutar pela França na Segunda Guerra. Caretão mas bem bom. Ganhou prêmio de melhor ator em Cannes, dividido entre os quatro principais.

Esboços por Frank Gehry: Documentário de Sidney Pollack sobre o arquiteto que fez o Guggenheim de Bilbao (se não me engano). VAI ESTREAR (sem data)

Estamos bem mesmo sem você: Primeiro filme dirigido pelo ator italiano Kim Rossi Stuart, de "As chaves da casa". Parece que bem legal.

A estrela que não é: Novo do diretor de "Lamerica" e "As chaves da casa".

Fast Food Nation: "There's shit in the meat". Bastidores da produção de hambúrgueres nos EUA, por Richard Linkleter (Antes do por do sol, Escola de Rock). VAI ESTREAR (sem data)

Find Me Guilty: Do veterano Sidney Lumet ("12 homens e uma sentença", "Um dia de cão")

El laberinto del fauno: Uma menina na Guerra Civil Espanhola. Parece uma fábula mas é brutal. Vi em Cannes, uma bela surpresa. VAI ESTREAR EM NOVEMBRO

Juventude em marcha: Foi o meu filme favorito em Cannes, de um cineasta português. mas é muito lento, muito específico (tá avisado!)

Um longo caminho: Novo do Zhang Yimou ("O Clã das Adagas Voadoras"). Pra quem gosta desses épicos recentes dele (se bem que esse dizem que é mais intimista). VAI ESTREAR (sem data)

Luzes na escuridão: novo do Kaurismaki ("O homem sem passado"). Foi um dos meus favoritos em Cannes. VEI ESTREAR (sem data)

Marcello, uma vida doce: documentário sobre Marcello Mastroianni. VAI ESTREAR (ainda em data)

Mundo Novo: passou em Veneza há pouco, foi muito elogiado. Do diretor de "Respiro".

Quando eu era cantor: Muito elogiado em Cannes, parece que Depardieu enfim voltou a fazer um filme bom!

A última noite: Robert Altman, sempre vale a pena. VAI ESTREAR

Volver: Almodóvar, sempre vale a pena. VAI ESTREAR EM NOVEMBRO

The Wind that Shakes the Barley: Assim, assim, mas ganhou a Palma de Ouro, etc, etc. VAI ESTREAR


SCI FI MEX
Filmes de ficção científica mexicanos dos anos 50/60. Dá pelo menos uma daquelas antológicas sessões de meia noite no Odeon. Sugiro A nave dos monstros, pela sinopse.

No comments: